Este feito histórico aconteceu em Toronto no Canadá, o campeonato foi do dia 16 à 20 de novembro de 2021.
Nós acompanhamos inicialmente pelo canal do SinuquinhaSC e depois passou a ser transmitido pelo canal CBBS com excelente narração do j. Silvério.
Organizado pela Associação Pan-Americana de Bilhar e Snooker, o campeonato de sinuca mais significativo dos continentes da América do Norte e do Sul voltou a ser cancelado em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Realizado no local do Corner Bank em Toronto, Canadá, participaram atletas do Brasil, dos Estados Unidos da América e do país anfitrião.
Sarkis - jovem de 30 anos de Florianópolis em Santa Catarina, Brasil - se classificou para a fase eliminatória do torneio depois de vencer três de seus quatro jogos e liderar o Grupo A.
Durante as eliminatórias, Sarkis eliminou os canadenses Jonathan Wallace por 4 a 1 e Vito Puopolo por 4 a 0 nas oitavas de final, respectivamente, antes de expulsar o campeão nacional de sinuca dos Estados Unidos Ahmed Aly Elsayed por 4 a 3 nas semifinais. Alguns dias antes neste local, Aly ganhou o Campeonato Pan-Americano de Snooker Sênior, que o qualifica para o Campeonato Mundial de Snooker Sênior no Teatro Crucible em maio próximo.
O adversário de Sarkis na disputa pelo título foi o americano Denkha, vice-campeão nesta competição na última vez que foi disputada em 2019 em Houston, Texas. O invicto Denkha perdeu apenas quatro frames em seis partidas para chegar às últimas quatro, mas precisava recuperar de 3-1 nas semifinais para superar Derrick Claus (Canadá) por 4-3.
Na final, Sarkis aproveitou o quadro de abertura e depois o terceiro e quarto para ir para o intervalo do meio da sessão 3-1 à frente. Ele então ampliou sua liderança novamente na melhor de nove empates na retomada com o frame cinco e estava à beira da glória ao fazer uma pausa de 51 no sexto.
Denkha, no entanto, se recusou a ceder. Com a derrota praticamente certa, ele fez um esforço para salvar a partida de 70 para reivindicar o placar, antes de reduzir mais tarde seus atrasos para apenas um em 4-3.
No entanto, Sarkis não desistiu e lutou para registrar uma vitória por 5-3 e seguir os passos do compatriota Igor Figueiredo, que venceu como campeão.
Sarkis agora tem a chance de se juntar a Figueiredo no circuito profissional, ao se tornar a indicação do PABSA para um tour card do WST para as campanhas de 2022/23 e 2023/24.
Neste torneio participaram também Ítaro Santos (Campeão em 2015 na Bolívia) e na categoria Senior o Januário Silvério, fizeram também excelentes jogos.
fonte SinucaSport e parcial wpbsa
Compartilhar Notícia